Pular para o conteúdo principal

Gestão de Pessoas: Liderança


Novas técnicas de comunicação e gestão estão revolucionando a relação de parceria dentro do Salão de Beleza



Se perguntarmos para qualquer gestor da área da beleza (salão, clínica de estética, etc.) qual é o principal desafio em seu negócio, com certeza a resposta será: gestão de pessoas. Segundo pesquisa liderada pela Academia Ondina, em 2016, 96% dos donos de negócios e gestores reclamam da dificuldade na gestão dos times. “Com a nova lei do Salão Parceiro, a dificuldade ficou ainda maior pois existem muitas dúvidas de como fazer a gestão de profissionais que, agora, são ‘empresas’”, afirma Ricardo Gimenes, diretor executivo do Grupo Ondina, que agrega além das Escolas de Beleza, o Salão Monalisa em Campinas.
“Liderança sempre foi um grande desafio dentro das empresas, e na área da beleza não poderia ser diferente. Existe o desafio do gestor de entender a relação entre os seus funcionários, que é diferente da relação com os seus parceiros/profissionais. E, por ser diferente, necessita de repertórios de comunicação e gestão completamente distintos. É aí que entra o nosso desafio de treiná-los e prepará-los para a gestão das pessoas que estão trabalhando no seu negócio”, explica a palestrante e trainer, Aline Fernandes, criadora do curso Gestão de Pessoas: Liderança* da Academia Ondina.

Relação de confiança
Para entender como funciona, é importante saber que com a nova Lei do Salão Parceiro, os profissionais devem se tornar empresas e com isso, estão fora das relações e leis trabalhistas. “Não é mais uma relação comando ou exigência. Isso já passou há muito tempo. É preciso ir além, criando uma relação de confiança e verdadeira parceria com os profissionais. Para isso, usamos técnicas de comunicação e fortalecimento do líder para entender e estar preparado para o engajamento, transformando o salão em um verdadeiro ‘time’”, ressalta Gimenes.
De acordo com a Aline, o gestor precisa de fato entender o seu papel de liderança e se preparar constantemente, nos diversos aspectos da gestão. “O setor está se profissionalizando; os clientes estão cada vez mais exigentes e a concorrência aumentando exponencialmente. Nesse cenário, a liderança do negócio pode se tornar uma vantagem competitiva, engajando o time num único propósito, com regras claras e relações de confiança. Isso faz a diferença e gera ainda mais produtividade e lucratividade para o negócio”.

Confira 5 dicas de ouro para melhorar a sua liderança no seu negócio:
1.       Tenha a consciência da sua liderança e da necessidade de autoaperfeiçoamento constante;
2.       Atue com Manuais de Conduta e de Parceria, construídos junto com os profissionais;
3.       Tenha reuniões de feedback constantes com o seu time. Saiba como fazer o feedback;
4.       Desenvolva a sua comunicação, ouvindo mais do que falando;
5.       Tenha política de contratação e retenção de talentos, de forma a desenvolver e desafiar constantemente o seu time.

GPL ONDINA
O curso Gestão de Pessoas - Liderança* é um curso inédito, de dois dias, ofertado pela Academia Ondina. Foi criado há 2 anos, por uma necessidade interna do grupo no desenvolvimento da liderança que atua nas Escolas e no Salão de Beleza Monalisa. ”Como foi um sucesso, tanto em questão de melhora da produtividade da liderança e colaboradores, quanto de relações interpessoais, resolvemos criar um curso exclusivo para preparar nossos alunos gestores de negócios da Beleza para os desafios na gestão de pessoas”, explica Ricardo Gimenes, diretor executivo do Grupo Ondina e trainer do curso de Gestão de Negócios da Academia.

*A matéria original citava o Antigo curso BTL (Beauty Leader Training) que mudou de nome para Gestão de Pessoas - Liderança. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#Tendência | O momento do curto!

Do tradicional chanel ao assimétrico, a tendência conquistou de vez as mulheres modernas e que gostam de praticidade   Cortar o cabelo curto entre as mulheres já virou uma tendência que acompanha o momento superimportante de empoderamento feminino que vem ocorrendo há algumas décadas. “O corte feminino remete a uma mulher que sabe o que quer, a uma postura mais forte, que faz com que ela tenha mais possibilidades de mudanças”, explica   Renato Fuzz, mentor do projeto Criadores de Imagem, embaixador Wella Profissionais. Refrescante e versátil, o resultado é moderno e cheio de personalidade. O cabelo curto valoriza o rosto e as feições ficam mais marcantes. “Não existe um corte ideal, não gosto de seguir regras, o importante é conversar com o profissional da área que seja de confiança e que tenha experiência em cabelos curtos para guiar qual o melhor para cada estilo”, comenta Renato.  Para que o corte mude o astral da mulher, ela deve estar pronta para a mudanç

Extensão de cílios: qual a melhor técnica para sua cliente?

Seja fio a fio, volume russo ou várias outras, cada uma  dá um  aspecto  diferente e marcante para o olhar É fato que o alongamento de cílios caiu nas graças e hoje é uma das técnicas mais procuradas pelas clientes! Seja para deixá-los maiores ou mais volumosos, o resultado sempre é impressionante. De acordo com uma pesquisa da Euromonitor , a tendência é que o crescimento da venda de máscaras diminua de 4% nos últimos três anos para 2% até 2021. E sabe quem é a culpada de tudo isso? A extensão de cílios, que caiu nas graças por ser uma técnica duradoura e que dispensa o uso das máscaras. E com a alta demanda, hoje o mercado oferece diversos tipos de extensão, e cabe ao profissional orientar a sua cliente de qual a melhor. E você, saberia falar qual é a melhor para cada caso? Veja as dicas da educadora do curso de Embelezamento do Olhar, Rachel Fernanda . ·          Fio a Fio: essa foi a técnica pioneira na extensão. Nela, os fios são colocados um a um,

Avec lança conta digital e cartão de crédito exclusivo para o setor de beleza

Fintech oferece serviços financeiros que substituem o banco; objetivo é reduzir burocracias e taxas para os profissionais do ramo Para atender os profissionais de beleza e bem-estar, a Avec acaba de lançar a AvecConta e seu cartão de crédito pré-pago. A fintech, que surgiu como uma plataforma de gestão e pagamentos para negócios de beleza, oferece agora serviços financeiros específicos para o setor e funciona quase como um banco dos salões e profissionais. Até o fim do ano, a empresa planeja emitir 150 mil cartões de crédito para os profissionais de beleza e levar o AvecConta para 20 mil estabelecimentos. Para disponibilizar a conta e o cartão de crédito para seus colaboradores, a empresa não terá custo adicional, mas precisa ter os módulos de gestão e pagamentos da Avec. A fintech tem ferramentas de marketing, aplicativo de agendamento online, sistema de gestão com soluções integradas de pagamento e, agora, conta digital e cartão de crédito. A Avec atende salões de beleza, ba