Novas técnicas de comunicação e
gestão estão revolucionando a relação de parceria dentro do Salão de Beleza
Se perguntarmos para qualquer
gestor da área da beleza (salão, clínica de estética, etc.) qual é o principal
desafio em seu negócio, com certeza a resposta será: gestão de pessoas. Segundo
pesquisa liderada pela Academia Ondina, em 2016, 96% dos donos de negócios e
gestores reclamam da dificuldade na gestão dos times. “Com a nova lei do Salão
Parceiro, a dificuldade ficou ainda maior pois existem muitas dúvidas de como
fazer a gestão de profissionais que, agora, são ‘empresas’”, afirma Ricardo
Gimenes, diretor executivo do Grupo Ondina, que agrega além das Escolas de
Beleza, o Salão Monalisa em Campinas.
“Liderança sempre foi um grande
desafio dentro das empresas, e na área da beleza não poderia ser diferente.
Existe o desafio do gestor de entender a relação entre os seus funcionários,
que é diferente da relação com os seus parceiros/profissionais. E, por ser
diferente, necessita de repertórios de comunicação e gestão completamente distintos.
É aí que entra o nosso desafio de treiná-los e prepará-los para a gestão das
pessoas que estão trabalhando no seu negócio”, explica a palestrante e trainer,
Aline Fernandes, criadora do curso Gestão de Pessoas: Liderança* da Academia Ondina.
Relação de confiança
Para entender como funciona, é
importante saber que com a nova Lei do Salão Parceiro, os profissionais devem se
tornar empresas e com isso, estão fora das relações e leis trabalhistas. “Não é
mais uma relação comando ou exigência. Isso já passou há muito tempo. É preciso
ir além, criando uma relação de confiança e verdadeira parceria com os
profissionais. Para isso, usamos técnicas de comunicação e fortalecimento do
líder para entender e estar preparado para o engajamento, transformando o salão
em um verdadeiro ‘time’”, ressalta Gimenes.
De acordo com a Aline, o gestor
precisa de fato entender o seu papel de liderança e se preparar constantemente,
nos diversos aspectos da gestão. “O setor está se profissionalizando; os
clientes estão cada vez mais exigentes e a concorrência aumentando
exponencialmente. Nesse cenário, a liderança do negócio pode se tornar uma
vantagem competitiva, engajando o time num único propósito, com regras claras e
relações de confiança. Isso faz a diferença e gera ainda mais produtividade e
lucratividade para o negócio”.
Confira 5 dicas de ouro para melhorar a sua liderança no seu
negócio:
1.
Tenha a consciência da sua liderança e da
necessidade de autoaperfeiçoamento constante;
2.
Atue com Manuais de Conduta e de Parceria,
construídos junto com os profissionais;
3.
Tenha reuniões de feedback constantes com o seu
time. Saiba como fazer o feedback;
4.
Desenvolva a sua comunicação, ouvindo mais do
que falando;
5.
Tenha política de contratação e retenção de talentos,
de forma a desenvolver e desafiar constantemente o seu time.
GPL ONDINA
O curso Gestão de Pessoas - Liderança* é um curso inédito, de dois dias, ofertado
pela Academia Ondina. Foi criado há 2 anos, por uma necessidade interna do
grupo no desenvolvimento da liderança que atua nas Escolas e no Salão de Beleza
Monalisa. ”Como foi um sucesso, tanto em questão de melhora da produtividade da
liderança e colaboradores, quanto de relações interpessoais, resolvemos criar
um curso exclusivo para preparar nossos alunos gestores de negócios da Beleza
para os desafios na gestão de pessoas”, explica Ricardo Gimenes, diretor
executivo do Grupo Ondina e trainer do curso de Gestão de Negócios da Academia.
*A matéria original citava o Antigo curso BTL (Beauty Leader Training) que mudou de nome para Gestão de Pessoas - Liderança.
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