Marketing Pessoal para a área da Beleza: Como Construir uma Marca?




Marketing Pessoal para a área da Beleza: Como Construir uma Marca?

Uma coisa é certa: quem trabalha na área da beleza precisa entender sobre marketing pessoal. Isso porque são profissionais que atuam, muitas vezes de forma autônoma, como microempreendedor individual ou microempresa e que, por isso, precisam se destacar pela qualidade dos serviços e profissionalismo para conseguir clientes.
Nessa semana, a coach e trainer de liderança, Aline Fernandes, bateu um papo com a nossa redação e apresentou algumas dicas e conteúdo da sua palestra sobre ‘Marketing Pessoal para Nail Artists’, realizada dia 08 de abril para alunas do curso de Formação em Manicure e Pedicure da Academia de Beleza Ondina. Confira a entrevista e aproveite as dicas!

1) Muito se fala sobre Marketing Pessoal para a área da beleza. Como podemos resumir o que é isso?
Marketing Pessoal é nada mais do que ações planejadas para a construção da própria imagem. Começa com uma pergunta: como que quero ser visto pelas pessoas? A resposta é o que você irá construir, por meio de diversas ações, garantindo assim o que chamados de marca pessoal.

2) Como construir uma marca pessoal de sucesso?
   O primeiro passo é entender que, como profissional da área da beleza, o marketing pessoal é imprescindível para que tenha sucesso no mercado de trabalho. Hoje as clientes estão buscando os trabalhos realizados pelos profissionais nas redes sociais, como o Instagram, por exemplo. O segundo passo é entender que a marca pessoal passa por pelo menos 3 grandes aspectos: como eu me apresento; como me comporto e o que falo. Então, se você quer ter uma marca pessoal de sucesso, com uma imagem de profissionalismo, chegar atrasado nos atendimentos não irá te ajudar a construir isso. A terceira etapa é planejar como você irá se apresentar, se comportar e falar para garantir coerência na imagem que quer construir. Mas importante que seja autêntica, porque fingir algo que não se é, de fato, pode ser um tiro no pé. 


3) Aproveitando a deixa do ‘tiro no pé’. Qual o principal erro dos profissionais na construção da própria marca?
     Na minha visão, o principal erro é confundir a pessoa ‘física’ com a ‘jurídica’. O que seria isso? Achar que as indiretas que escreve no Facebook, por exemplo, não irão prejudicar a sua imagem como profissional. Ou até mesmo, o tipo de fotografia que você posta no Instagram. Dependendo de como quero construir a minha marca, não combina postar fotos sensuais de biquini na praia, mesmo que seja meu momento particular. Também não combina fazer comentários preconceituosos, por exemplo, se o perfil do meu cliente é eclético. É importante entender que, se quiser usar as redes sociais para a divulgação do seu trabalho, tudo o que postar lá irá contribuir para a construção da sua marca.  

4)  Que dicas você daria para quem quer começar?
A primeira dica que eu dou é: abra uma conta no Instagram e no Facebook. Essas duas redes estão sendo usadas pelos clientes como referência para a escolha do profissional que fará o procedimento que ela está buscando. A segunda dica é: publique suas produções, mas cuidado para publicar fotos que sejam de fato interessantes e bonitas visualmente. Se não tiver nada, faça uma sessão gratuita com modelos e tire fotos dessa produção. Mostrar a qualidade do seu serviço fará toda a diferença! A terceira dica é: faça uma reflexão de como quer ser visto no mercado e comece e planejar suas ações para a construção dessa imagem! Hoje existem profissionais no mercado especializados em construção de imagem. Se for necessário, contrate um para te ajudar nesse processo. Verá que irá te ajudar e muito a conquistar um espaço no mercado da área da beleza! 

Não sabe como começar? Então, fique atenta a algumas ‘dicas’ da nossa Coach Aline Fernandes:

1.  Seja Autêntica: Sua marca pessoal tem que ‘conversar’ com quem você realmente é; 

2. Estude sempre! Ser um profissional atualizado garantirá agenda cheia e dinheiro no bolso;

3. Planeje seu dia: Saia de casa consciente que você é a sua própria marca e que todas as interações que tiver irão construir a sua imagem e te levar para onde quer chegar!

4. 1 passo de cada vez: Saiba que o sucesso é alimentado pela constância! Não queira em 1 mês, criar uma marca que muitas vezes leva anos a ser construída;

5. Faça contatos: A sua rede de relacionamentos irá te levar para onde quer chegar!

6. Publique seus trabalhos! Quem não é visto, não é lembrado. Mas é importante ser lembrado pela qualidade do que faz, ok? Nada de publicar produções feias e sem técnica!

7. Cuide-se: Saúde deve vir sempre em primeiro lugar! Faça atividade física e alimente-se de forma saudável.

8. Seja Diferente: Profissionais da beleza encontramos em qualquer lugar. O que você irá fazer para se diferenciar no mercado?

4 comentários:

  1. Matéria muito interessante e fundamental para os profissionais do futuro. Mudou o perfil dos salões, dos clientes e os profissionais devem obrigatoriamente acompanhar isso se quiserem se manter em alta. Parabens !

    ResponderExcluir
  2. A mudança dos profissionais, atualizações e as divulgações dos trabalhos, hoje com mercado nesse segmento tão concorrido é de total importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, temos que nos manter sempre atualizados. Nosso curso de Gestão em Negócios e Liderança fala bastante sobre isso! :)

      Excluir