Pular para o conteúdo principal

Recepção: como aumentar vendas no seu salão de beleza


Por Aline Fernandes

Para aumentar as vendas de qualquer negócio, não tem muito segredo: ou é necessário aumentar a quantidade de clientes ou então o ticket médio (valor médio gasto por pessoa). Para isso, muitos gestores de salão de beleza investem uma boa grana em marketing; publicidade e agências, porém, acabam se esquecendo que a solução para isso pode estar na Recepção.



A Recepção, sem sombra de dúvidas, é a alma do seu negócio. Ela é a porta de entrada do seu salão e o grande cartão de visitas da sua empresa. É o único local que você tem certeza que o cliente irá interagir. Então, porque não aproveitar esse momento e aumentar as suas vendas de maneira sustentável?

Então, seguem algumas dicas para que a Recepção possa ser a sua aliada na venda de serviços e revenda de produtos. Com essas dicas, você irá aumentar o ‘ticket médio’, ou seja, a quantidade em valor do que cada cliente investe no seu salão a cada visita. Dicas rápidas de como aumentar as vendas do seu negócio! Sucesso!

  1. A recepção é o principal local de atendimento e venda de produtos e serviços. Dê atenção que merece, contratando pessoas que tenham aderência ao seu negócio e à posição. Família é importante, mas contratar a tia que não gosta de pessoas para a sua recepção, só porque é sua parente, é dar um tiro no pé do seu negócio;
  2. Ao final de um procedimento da cliente (na hora do pagamento), já deixe reagendado a próxima visita dela. E tenha um sistema interno de confirmação de agendamento, para que a cliente não esqueça!
  3. A cliente veio fazer o corte do cabelo? Ofereça o serviço de embelezamento da mão e do pé! Se ela irá fazer uma progressiva, já agende a sessão de nutrição dos cabelos! Aproveite o momento e mostre outros serviços que poderão fazer a sua cliente sair ainda mais bonita!
  4. Deixe os produtos de revenda à mostra, para acesso da cliente. Enquanto ela espera ser atendida, ou após isso, convide-a a conhecer a nova linha, ou o produto que poderá ajudá-la a ter a continuidade do tratamento na casa dela.
  5. Faça combos e promoções, mesclando serviços e produtos. Ações tipo: ‘Faça uma Hidratação e ganhe desconto no produto X’ ou ‘Compre o produto X e ganhe uma escova) são ações que dão uma percepção de vantagem ao cliente;
  6. Não tenha medo de oferecer o produto. Só saiba o momento exato e ofereça o que de fato será útil ou benéfico para a sua cliente;
  7. Aproveite as datas comemorativas e desenvolva campanhas de acordo com ela. Dias que não são tão conhecidos, como o ‘Dia da Amizade’; ‘Dia da Sogra’; ‘Dia da Babá’ são datas que você pode trabalhar e que seus concorrentes não estão atuando!
  8. Deixe em local visível, comunicação com os serviços que o seu salão oferece e as promoções. A comunicação com o cliente pode acontecer na recepção, nas bancadas, no espelho do banheiro. Identifique os locais com maior movimentação no seu salão e aproveite para fazer uma comunicação eficiente com o seu cliente!
  9. Aproveite as suas redes sociais e também faça uma comunicação mais expressiva! A atualização periódica de serviços, promoções e resultados de procedimentos das suas clientes irão fazer com que seu salão seja ainda mais conhecido e procurado. Então, vale a pena investir nas redes sociais!

E ainda, tem mais duas super dicas da educadora Denise Dias da Wella, que você poderá acessar no vídeo no Youtube:



  • treinamentos constantes para os seus colaboradores sobre os produtos que revenda. Você pode pedir apoio para os fornecedores, que possuem normalmente profissionais preparados para ministrar treinamentos no seu salão;
  • Tenha produtos de qualidade no seu salão. É muito mais fácil vender produtos que de fato ajudam a cliente a continuar o tratamento na casa dela. 


E aí, gostou? Então, comente a sua opinião nas nossas redes sociais. Ou mande pra gente sugestões de próximos artigos ou matérias. Até a próxima!


Aline Fernandes atua como treinadora em cursos de Gestão, Liderança, Comunicação e Vendas há mais de 15 anos em grandes, médias e pequenas empresas. Formada em Comunicação Social (UFMT) e com pós-graduação em Gestão de Negócios (UFMS) e Gestão Comercial (FGV). É coach de carreira e apaixonada por desenvolvimento humano. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Extensão de cílios: qual a melhor técnica para sua cliente?

Seja fio a fio, volume russo ou várias outras, cada uma  dá um  aspecto  diferente e marcante para o olhar É fato que o alongamento de cílios caiu nas graças e hoje é uma das técnicas mais procuradas pelas clientes! Seja para deixá-los maiores ou mais volumosos, o resultado sempre é impressionante. De acordo com uma pesquisa da Euromonitor , a tendência é que o crescimento da venda de máscaras diminua de 4% nos últimos três anos para 2% até 2021. E sabe quem é a culpada de tudo isso? A extensão de cílios, que caiu nas graças por ser uma técnica duradoura e que dispensa o uso das máscaras. E com a alta demanda, hoje o mercado oferece diversos tipos de extensão, e cabe ao profissional orientar a sua cliente de qual a melhor. E você, saberia falar qual é a melhor para cada caso? Veja as dicas da educadora do curso de Embelezamento do Olhar, Rachel Fernanda . ·          Fio a Fio: essa foi a técnica pioneira na extensão. Nela, os fios são colocados um a um,

5 dicas para deixar o seu esmalte branco perfeito!

Toda mulher ama ter as unhas bem pintadas e arrumadas, certo? No entanto, algumas cores são mais complexas do que outras na hora de passar, e é isso o que acontece com o esmalte branco. Pensando nisso, para te ajudar a conseguir o branquinho perfeito para suas clientes, sem manchas ou bolhas, conversamos com a educadora de Formação em Manicure da Academia Ondina, Juliana Martins, para dar algumas dicas para não errar na produção! Confira:              1.     Tenha leveza na mão na hora de esmaltar É importante manter a mão bem levinha e ter agilidade para esmaltar quando se trata da cor branca. Outros esmaltes, se você passar sem cuidado, ainda assim ele fica bonito, mas com o branco, não é assim. “Se não tiver leveza na mão, o esmalte branco mancha mesmo, é importante também sempre usar só a pontinha do pincel ”.            2.     Fuja dos esmaltes velhos! É comum as mulheres reutilizarem esmaltes antigos, que acabam ficando grossos, mas você sabia que isso prejud

#Tendência | O momento do curto!

Do tradicional chanel ao assimétrico, a tendência conquistou de vez as mulheres modernas e que gostam de praticidade   Cortar o cabelo curto entre as mulheres já virou uma tendência que acompanha o momento superimportante de empoderamento feminino que vem ocorrendo há algumas décadas. “O corte feminino remete a uma mulher que sabe o que quer, a uma postura mais forte, que faz com que ela tenha mais possibilidades de mudanças”, explica   Renato Fuzz, mentor do projeto Criadores de Imagem, embaixador Wella Profissionais. Refrescante e versátil, o resultado é moderno e cheio de personalidade. O cabelo curto valoriza o rosto e as feições ficam mais marcantes. “Não existe um corte ideal, não gosto de seguir regras, o importante é conversar com o profissional da área que seja de confiança e que tenha experiência em cabelos curtos para guiar qual o melhor para cada estilo”, comenta Renato.  Para que o corte mude o astral da mulher, ela deve estar pronta para a mudanç