Diferença de Pânico e Medo
Situações de crise, geram pânico,
por conta das motivações emocionais envolvidas, o que não permite que as
pessoas pensem racionalmente. É importante que o líder saiba comandar seu time,
para que ninguém fique aflito, pois o pânico ao deixar as pessoas nervosas,
afeta nosso sistema imunológico, o que nos deixa mais propensos á contrair doenças.
“O medo é diferente do pânico, pois
o medo nos torna pessoas mais alertas e preocupadas com a higienização das
mãos, dos ambientes, e da saúde dos nossos familiares e pessoas mais velhas,
que são o principal grupo de risco da doença’’, esclarece Aline Fernandez,
Mentora de Performance da Academia Ondina.
Centralização das informações
Com a grande quantidade de atualizações
que recebemos da mídia sobre o Covid-19, as fakes News sobre o tema se espalham
com maior rapidez. Por isso, é importante criar regras junto aos colaboradores,
como a não disseminação de notícias falsas entre os grupos da empresa. O líder
tem a função de ser o centralizador da informação, para isso, você, como líder
ou dono do seu negócio precisa sempre acompanhar as novidades do Ministério da
Saúde e transmitir informações oficiais para os colaboradores, de fontes
confiáveis.
Comunicação Assertiva
Seja objetivo com a comunicação
dentro do seu salão, Aline explica como isso deve ser feito na prática “Para
ter uma comunicação e liderança efetiva é importante criar um ambiente de confiança,
para que seu colaborador se sinta seguro, o papel do líder em momentos de crise
é ser o orientador.”
Mostrar a responsabilidade com o colaborador
A saúde do colaborador e
profissionais parceiros é importante. Ter faturamento para pagar as contas ao
fim do mês é essencial, mas também cuidar da saúde é importante. Tenha uma comunicação
clara junto ao seu grupo de liderados, permita que ele volte para casa, ou que
ele opte por não vir trabalhar caso não se sinta confortável. Comunicar seus
clientes sobre a decisão tomada pela empresa, de fechar as portas, mostra a
responsabilidade com a saúde e empatia que existe entre líderes e liderados.
Perfeito
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