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Ações de liderança úteis em momentos de crise

Com o atual cenário da pandemia de Corona Vírus (Covid -19), que afeta a economia e saúde mundial, surgem algumas dúvidas com relação à liderança. Você dono de salão de beleza, saiba que a liderança em momentos como este é fundamental para manter seu time orientado, e bem informado para não gerar pânico.

Mostraremos alguns pontos para você dar atenção:



Diferença de Pânico e Medo

Situações de crise, geram pânico, por conta das motivações emocionais envolvidas, o que não permite que as pessoas pensem racionalmente. É importante que o líder saiba comandar seu time, para que ninguém fique aflito, pois o pânico ao deixar as pessoas nervosas, afeta nosso sistema imunológico, o que nos deixa mais propensos á contrair doenças.

“O medo é diferente do pânico, pois o medo nos torna pessoas mais alertas e preocupadas com a higienização das mãos, dos ambientes, e da saúde dos nossos familiares e pessoas mais velhas, que são o principal grupo de risco da doença’’, esclarece Aline Fernandez, Mentora de Performance da Academia Ondina.

Centralização das informações

Com a grande quantidade de atualizações que recebemos da mídia sobre o Covid-19, as fakes News sobre o tema se espalham com maior rapidez. Por isso, é importante criar regras junto aos colaboradores, como a não disseminação de notícias falsas entre os grupos da empresa. O líder tem a função de ser o centralizador da informação, para isso, você, como líder ou dono do seu negócio precisa sempre acompanhar as novidades do Ministério da Saúde e transmitir informações oficiais para os colaboradores, de fontes confiáveis.

Comunicação Assertiva

Seja objetivo com a comunicação dentro do seu salão, Aline explica como isso deve ser feito na prática “Para ter uma comunicação e liderança efetiva é importante criar um ambiente de confiança, para que seu colaborador se sinta seguro, o papel do líder em momentos de crise é ser o orientador.”

Mostrar a responsabilidade com o colaborador

A saúde do colaborador e profissionais parceiros é importante. Ter faturamento para pagar as contas ao fim do mês é essencial, mas também cuidar da saúde é importante. Tenha uma comunicação clara junto ao seu grupo de liderados, permita que ele volte para casa, ou que ele opte por não vir trabalhar caso não se sinta confortável. Comunicar seus clientes sobre a decisão tomada pela empresa, de fechar as portas, mostra a responsabilidade com a saúde e empatia que existe entre líderes e liderados.

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