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Você trabalha com convênios no seu salão de beleza?

Desde 2000, eu atuo com parcerias e convênios nas empresas onde trabalhei. Numa delas, na rede de Farmácias Vale Verde no Paraná, criei uma área só para relacionamento com empresas, e criamos um cartão fidelidade com pontuação. Foi um projeto bem bacana, que representava quase 20% do total do faturamento da rede na época.

O que vejo é que, na área da beleza, essa ferramenta de marketing não é tão usada pelos salões. Acredito que pode ser uma alternativa barata e segura de trabalhar o aumento de clientes, com a fidelização deles. Por isso resolvi escrever esse e-mail. 


Se você quer implementar essa ação de marketing no seu salão, importante ficar atento a:


1) Avaliar quais empresas tem colaboradores com o perfil de clientes do seu salão e com credibilidade;


2) Identificar quais serviços você quer dar o desconto. Lembre-se que é importante dar desconto para os serviços geradores de tráfego (ou seja, àqueles que geram movimento para o seu salão);


3) Evite dar desconto para os seus serviços geradores de imagem (se você é um expert em cortes femininos, por exemplo, dar desconto vai mostrar que você talvez não tenha uma carteira de clientes tão grande e que provavelmente não é tão expert assim);


4) Faça as contas e avalie se o desconto dado irá compensar com o volume de novos clientes. Nunca se esqueça que o desconto é como se fosse um 'investimento' de marketing que o salão irá fazer para garantir mais clientes;


5) Procure por empresas que estejam perto do seu espaço, para comodidade da sua próxima cliente;


6) Combine com seus profissionais-parceiros essa ação, para que possam dividir os custos juntos. Para conseguir isso, é importante trazê-lo para o planejamento da ação desde o início.


7) Faça uma comunicação forte com os colaboradores. Pode ser um cartaz nos murais, comunicação via grupos de whatsapp ou e-mail. Alinhe isso com a direção da empresa parceira. Eu gosto de iniciar a parceria fazendo uma ação na empresa, como colocar um estande com alguns serviços para que possam conhecer seus profissionais.


8) Acompanhe os resultados e divulgue para seus profissionais parceiros. Dessa forma, você garante o alinhamento com eles e mostra que as ações que planejaram juntos estão dando certo! (vai te ajudar numa próxima negociação com eles...)


Importante ter como suporte um sistema de Gestão. O Sistema Graces, por exemplo, tem esse controle, onde é possível cadastrar os convênios e avaliar os clientes que estão vindo por esse 'canal'. Nós, inclusive, temos um desconto de implementação do sistema para quem é aluno da Academia Ondina. Só clicar no link abaixo:

www.software.graces.com.br/promo-ondina


Lembre-se: não é uma única ação que irá salvar o seu salão. E sim a somatória de várias ações coordenadas!

Espero que aproveite bastante essa ferramenta de marketing. E se quiser, siga nosso Instagram @gestaonabeleza. Temos várias dicas bacanas para quem é gestor de negócios da beleza!


Abraços, 


Aline Fernandez

É apaixonada por desenvolvimento humano. Trabalhou muitos anos nas áreas de marketing e vendas em médias e grandes empresas e desde 2018 decidiu usar tudo o que aprendeu para ajudar empreendedores e líderes da beleza a fazerem a gestão dos seus negócios.




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