Empresa de Campinas cria 1º sistema de ensino profissionalizante para área de beleza do País - Por Du Paulino
Nessa segunda (13/06) foi divulgada uma matéria no jornal Diário Campineiro, sobre o lançamento do SEO, Sistema de Ensino Ondina Beauty.
E nós não poderíamos deixar de compartilhar, esse feito.
Leia a matéria completa abaixo, escrita pela Jornalista Du Paulino 👇
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) em parceria com o Sebrae apontou que 44% dos estabelecimentos do setor ainda não conseguiram repor suas equipe nos padrões do período pré-pandemia. A principal razão, segundo o levantamento, é a falta de profissionais capacitados no setor.
Atenta a essa realidade, a Academia de Beleza Ondina, uma das mais tradicionais escolas técnicas voltadas à formação e aperfeiçoamento profissional na área da beleza de Campinas, anuncia a criação do primeiro sistema de ensino profissionalizante do setor.
Trata-se de uma metodologia inovadora para a área da beleza, com aulas on-line e material didático, além de curadoria e atualização constantes, treinamento para os educadores, sistema de gestão do aluno e mentoria de gestão de marketing e vendas.
“Estamos unindo a tradição de mais de 60 anos da Ondina na formação de profissionais para a área da beleza com o que há de mais atual em termos de educação, que é a formação remota”, diz Ricardo Gimenes, CEO do grupo Ondina.
Ele explica que a pandemia teve um papel importante no quadro atual de falta de profissionais no mercado. “Com o fechamento dos salões, muitos se viram obrigados a encontrar outros meios de manter a renda. A saída foi oferecer os seus serviços de forma individualizada para os clientes, em suas próprias residências ou indo até a casa dos interessados”, afirma.
Boa parte dos cabeleireiros se adaptaram muito bem a essa forma de trabalho e acabaram abrindo seus próprios estúdios – e agora, com a reabertura da economia, não estão mais disponíveis no mercado. O resultado é que os salões que já estavam estabelecidos têm dificuldade para repor esses profissionais.
Na outra ponta dessa equação, as escolas de formação de cabeleireiros não conseguem atender a demanda. “Em muitos casos, o aluno mal se matricula no curso e já é contratado pelos salões, tamanha a necessidade do mercado”, afirma.
O sistema de ensino Ondina foi desenvolvido com o objetivo de atender as demandas de profissionais de beleza em todo o País, com a proposta de que fabricantes, centros técnicos, distribuidores e os próprios salões ou estúdios funcionem como formadores de mão de obra.
“A ideia é de que os salões criem suas próprias academias, e não fiquem na dependência exclusiva de mão de obra do mercado. Nessa linha, os próprios profissionais dos salões ou estúdios podem dar as aulas, pois terão treinamento para isso, aproveitando, por exemplo, o tempo que o espaço do estabelecimento fica ocioso aos domingos, segundas e terças, podendo, inclusive, aumentar o faturamento”, analisa Gimenes.
Escolas de beleza já estabelecidas e que queiram aumentar o seu portfólio de cursos ou metodologia de gestão também poderão utilizar o sistema. “Um dos nossos diferenciais é que quem o implantar no seu salão ou escola vai poder optar em utilizar a marca Ondina ou sua própria marca”, ressalta.
O sistema de ensino Ondina estará disponível a partir deste mês. Nesta primeira etapa, serão cinco cursos de formação para cabeleireiros e 13 de aperfeiçoamento aos profissionais da área. A partir de 2023, o sistema deverá aumentar seu portfólio para também oferecer formação em manicure, maquiagem, depilação, design de sobrancelha, Micropigmentação e alongamento de cílios, além de aperfeiçoamento em manicure e Podologia.
A empresa estima um faturamento de R$ 1,28 milhão no primeiro ano. A perspectiva é, ao final de oito anos, contar com mais de mil unidades parceiras em todo o País e ter formado em torno de 430 mil profissionais da beleza
Link oficial da matéria:
https://diariocampineiro.com.br/empresa-de-campinas-cria-1o-sistema-de-ensino-profissionalizante-para-area-de-beleza-do-pais/
Comentários
Postar um comentário